terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Era um sonho, e um desejo, muito antigo.


Sonhava, amiúde, que um dia havia de migrar para o campo e encontrar uma nesga de terra com uma casinha em pedra, de janelas largas e armações pintadas de amarelo tisnado, com um enorme alpendre de soalho suspenso em esteios de madeira cravados na terra e ornados de hera. Imaginava-a pequenina, plantada no meio de um prado verde, muito verde, com uma chaminé ao centro, e ladeada de flores e majestosas árvores seculares, de troncos bordados a musgo esverdeado, que descreviam um caminho recto e comprido, revestido de pequenas lajes pretas cingidas por ervas. Esse dia chegou e não encontrei a casinha em pedra, idealizada em sonhos, mas uma casa em ruínas, com as paredes esventradas e os fragmentos de telhas e ardósias espalhadas pelo chão. Ao lado, encostados à parede, ou ao que sobra dela, jazem uns restos de madeira, em monte, que foram, noutros tempos, o suporte do telhado desta casa, hoje, desmoronada. Uns metros acima, duas outras construções, menos negligenciadas, formam o conjunto de habitações da herdade que decidi administrar e recuperar. Esta é uma das muitas fontes de fadiga e falta de tempo que tenho tido ao meu dispor nos últimos tempos.

9 comentários:

Haddock disse...

bem......
estamos para aqui a roer os cotovelos!!!
que paisagem...
e que casas promissoras!!!
vamos ter turismo rural???
(com atençãozinha para os fregueses, hummm??)

parabéns!!

Leonor disse...

Turismo rural?
Ó valha-me Deus!! Só se for o meu, que bem preciso de algum.

Não passa de um capricho pessoal e alguma vontade em dar um jeito num espaço que espero vir a desfrutar mais vezes para bem da minha sanidade mental. Mas está a dar-me cá uma trabalheira!!!

Alguma mão-de-obra gratuita tb dava jeito e, em troca, oferecia a paisagem, a vista que é maravilhosa, o silêncio e, porque não, uns grelhados ao ar livre?!

ferreira disse...

Para quando é o grelhado... lapso de escrita, quero dizer, para quando é a terraplanagem!?
Que boa escolha, o imóvel, aquela paisagem...

Leonor disse...

Olá Ferreira.

Os grelhados? muito provavelmente só no Verão (quando estiverem reunidas as condições para tal). No que diz respeito às obras, já decorrem, embora confinadas à disponibilidade dos fins-de-semana já que no dia-a-dia as empreitadas são outras, como sabe!
Vida de pobre é tramada!!

Haddock disse...

...
vida de pobre...
eu estive a contar as árvores, ó leonor!!!

então, está combinado: lá mais para o verão (altura dos grelhados) aparecemos para ajudar nas terraplanagens!

Leonor disse...

No Verão, não haverá, seguramente, terraplanagens em curso, mas haverá outras labutas à espera de uma mão amiga - portanto ...

E, comigo, as promessas são para cumprir!!

Se aparecer será bem-vindo à colina.

Haddock disse...

...
tá feito!!
eu levo os refrescos!!

Leonor disse...

refrescos? no verão? em tempo de férias, quando o trabalho amaina?
Nãooooo, capitão. Haverá por lá um Douro maduro, duma colheita seleccionada, que poderá degustar estendido numa espreguiçadeira, à sombra do salgueiro, com o pipilar dos passarinhos como música de fundo e quando o sol apertar terá ao dispor, para se refrescar, um mergulho no tanque.
Sim, tanque. Leu bem!! Sabe o que é um tanque?
(Nunca sei quando estou a falar com um citadino de gema...e ...)

Leonor Nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.