domingo, 13 de janeiro de 2008

À espera da Primavera.


Hoje, pela primeira vez, resolvi percorrer a cidade à procura de um café que me deixasse fumar. Não encontrei nenhum. A maioria deles, por ser Domingo, estavam encerrados e os que se encontravam abertos, e que habitualmente não frequento, exibiam, todos, o dístico de não fumadores. Resignada, acabei no sítio do costume. Tomei café ao balcão e maquinalmente, porque chovia, regressei ao carro onde ainda posso – por enquanto - exercitar o prazer de fumar um cigarro. Enquanto não chega o balanço das queixas inflamadas dos fumadores, as razões invocadas pelos proprietários e o almejado bem-estar dos não fumadores, ressalta desde já uma perda: o convívio entre fumadores e não fumadores. Convívio este que, pacientemente, terá de aguardar até à Primavera – altura em que se espera que proliferem as esplanadas.
.

6 comentários:

Haddock disse...

tu nem me fales!!!!

http://www.locaispermitidofumar.blogspot.com/

Leonor disse...

tens alguma comissão na divulgação do site? (bem me parecia...)

e no cú de judas? não se arranja nada, mesmo nada?

Leonor disse...

Há dias fui ao cinema (9/Jan). Soou o sinal de intervalo e instalou-se a dúvida: vou, não vou, vou, não vou...
Tinha três alternativas: ficava lá dentro a levar com publicidade que enfada até ao enjoo, ficava no bar a olhar para quem não me dizia nada e não me apetcia consumir ou vinha cá fora desenhar argolas na humidade da noite. Acabei por me dedicar ao desenho e comigo, ou eu com eles, seriamos à volta de 30 ou 40. Uma vergonha. Há muito que não me sentia assim: os olhares indiscretos postos num amontoado de pessoas, encarreiradas, advinhando-lhes o destino e o motivo e que lhes serviria de pretexto, durante alguns segundos ou minutos, para uma conversa segredada enquanto passavamos...e os mesmos olhares quando regressamos....

Phone-ix!!!

(tenho de deixar de fumar)

ferreira disse...

Dúvida:
Existem cinemas que ainda fazem intervalo, como 'antigamente'!?Os que frequento não fazem,sejam duas ou três horas.Por vezes acontece sair, ou remexer na cadeira.Tenho saudades do intervalito.E não só para fumar.
Dedicar-se ao desenho de argolas é brilhante:).
Não deixarei de fumar por tão pouco.É-me igual que façam juízos de valor negativos,ou estigmatizem.
É verdade, as esplanadas são outra coisa.Dão uma sensação de liberdade única.

Leonor disse...

embora não fume, passo pela mesma situação, já que tenho amigos que fumam e não vou deixar de fazer a minha vida normal como fazia por causa desta parvoice. Assim, quando saio com pessoas que fumam, também já estou especialista em esplanadas ao frio (até nem me preocupa demasiado) e qwuando saio com amigos que não fumam, temos restaurantes ou cafés vazios ...

só ainda não experimentei mesmo os bares, mas também nem me apetece...

Leonor disse...

Leonor,

Deixe de fumar. Vai sentir-se muito melhor. Eu sou uma reincidente, ou seja, com paragens pelo meio. Sei do que falo e gostava mais de mim quando consegui libertar-me, ainda que temporariamente, do vício.